Foto: Aline Pereira
Foi instalada na tarde desta quinta-feira (11), na sala de comissões do legislativo, a CEE que vai analisar possíveis alternativas para o trânsito na avenida Nove de Julho.
São membros da comissão os vereadores Elizeu Rocha (PP) - presidente, Rodrigo Simões (PDT), João Batista (PP) e Paulinho Pereira (PPS), que devem indicar ao Poder Executivo a retirada dos transportes pesados e reformulação dos canteiros centrais, além da substituição da iluminação pública e projeto de paisagismo.
"Queremos conservar nosso patrimônio histórico que é a avenida Nove de Julho. Através dessa comissão vamos encontrar alternativas para revitalizar e dar pareceres que contribuirão com o trabalho da prefeitura", afirmou Elizeu Rocha.
No cronograma da comissão constam oitivas com a Acirp - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, órgãos relacionados ao tombamento e patrimônio histórico da cidade, Transerp, Secretaria de Obras Públicas, Secretaria de Planejamento e Gestão Pública e associações ligadas aos profissionais de engenharia e arquitetura.
História
A avenida Nove de Julho foi inaugurada em 1922 com o nome de Av. Independência, escolhido para homenagear o Centenário da Independência do Brasil. O projeto da avenida foi idealizado pelo então Prefeito Municipal João Rodrigues Guião, em 1921.
Em 1934, a avenida passou a denominar-se Nove de Julho, sendo uma homenagem à data de Nove de Julho de 1932, quando foi deflagrada a Revolução Constitucionalista, um movimento em prol da elaboração de uma Constituição para o Brasil.
O trecho inicial da Avenida Nove de Julho, ainda com o nome de Av. Independência, compreendia a área entre as ruas Tibiriçá e São José. No ano de 1949, durante o governo do Prefeito Municipal José de Magalhães, foram iniciados os estudos para o prolongamento da avenida entre as ruas Sete de Setembro e a atual Avenida Independência.
Durante a década de 1960 a avenida abrigou algumas das principais mansões de propriedade da elite econômica da cidade; posteriormente em função de sua posição privilegiada (vetor sul da cidade) consolidou-se como um importante setor bancário.
Por Marco Aurélio Tarlá / História Portal PMRP